17 de janeiro de 2005

"Mãe Santíssima"

"Sua choupana era, então, conhecida pelo nome de "Casa da Santíssima".
O fato tivera origem em certa ocasião, quando um miserável leproso, depois de aliviado em suas chagas, lhe osculou as mãos, reconhecidamente murmurando:
"Senhora, sois a mãe de nosso Mestre e nossa Mãe Santíssima!"

A tradição criou raízes em todos os espíritos. Quem não lhe devia o favor de uma palavra maternal nos momentos mais duros? E João consolidava o conceito ,acentuando que o mundo lhe seria eternamente grato, pois fora pela sua grandeza espiritual que o Emissário de Deus pudera penetrar a atmosfera escura e pestilenta do mundo para balsamizar os sofrimentos da criatura. Nasua humildade sincera, Maria se esquivava à homenagens afetuosas dos discípulos de Jesus, mas aquela confiança familiar com que lhe reclamavam apresença era para sua alma um brando e delicioso tesouro do coração. O título de maternidade fazia vibrar em seu espírito os cânticos mais doces. Diariamente, acorriam os desamparados, suplicando a sua assistência espiritual. Eram velhos trôpegos e desenganados do mundo, que lhe vinhamouvir as palavras confortadoras e afetuosas, enfermos que invocam a suaproteção, mães infortunadas que pediam a bênção de seu carinho. - Minha mae - dizia um dos mais aflitos - como poderei vencer as minhas dificuldades
Sinto-me abandonado na estrada escura da vida...
Maria lhe enviava o olhar amoroso da sua bondade, deixando nele transparecer toda a dedicacao enternecida de seu espirito maternal.
- Isso tambem passa! dizia ela, carinhosamente - so o Reino de Deus e bastante forte para nunca passar de nossas almas, como eterna realização do amor celestial.
Seus conceitos abrandavam a dor dos mais desesperados, desanuviavam o pensamento obscuro dos mais acabrunhados.
(Humberto de Campos - Boa Nova -Humberto de Campos - Francisco Candido Xavier - FEB).
FONTE - MARIA Mãe de Jesus" - Francisco Cândico Xavier - Yvone A. Pereira